Família, Viagem

Afinal, como se vestir adequadamente em um cruzeiro? Confira aqui!

setembro 10, 2018
Afinal, como se vestir adequadamente em um cruzeiro? Confira aqui!
Tempo de leitura 6 min

Uma dúvida muito comum entre turistas que estão planejando suas férias é: como se vestir em um cruzeiro? Se arrumar as malas já é uma tarefa complexa antes de qualquer viagem, a questão parece ainda mais complicada no caso de um passeio marítimo.

É inevitável a sensação de que, uma vez em alto mar, poderemos precisar de algum pertence essencial que ficou em terra firme e não pode ser adquirido a bordo do navio. Por isso, é importante identificar os principais tipos de trajes a serem levados na bagagem antes de embarcar.

Quer se vestir adequadamente durante o cruzeiro? Confira, a seguir, alguns fatores fundamentais que devem ser considerados no momento de arrumar as malas!

Destino do cruzeiro

como se vestir em um cruzeiro

O destino é um dos principais elementos observados na hora de escolher o pacote de viagem, não é mesmo? Quando falamos de organização das malas, não é diferente. Existem diversas rotas marítimas disponíveis para os mais variados gostos — e cada uma tem suas especificidades.

Quem vai viajar para um lugar predominantemente litorâneo, como Havaí ou Caribe, não pode se esquecer de levar roupas leves e trajes de banho na bagagem. Já para aqueles vão curtir um roteiro histórico e/ou cultural, recomenda-se separar sapatos e roupas confortáveis, pois é muito comum a inclusão de visitas e passeios nessas opções.

Além disso, é importante pesquisar sobre o clima do destino e a previsão do tempo para a data da viagem — claro que imprevistos podem ocorrer, principalmente quando se trata de eventos naturais, como chuva. No entanto, como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar, concorda?

Duração da viagem

Duração da viagem

Outro fator essencial nesse quesito é a duração da viagem, afinal a quantidade de dias faz toda a diferença no número de itens necessários durante o passeio, certo? Se o cruzeiro escolhido por você terá duração de 4 dias e 3 noites, não será necessário o mesmo número de peças de um passageiro que ficará uma semana a bordo de um navio.

Lembre-se de que, durante o dia, provavelmente você aproveitará as opções de lazer da embarcação, como piscinas e salas de jogos. Nesses casos, shorts, bermudas, camisetas ou vestidos são as roupas mais indicadas, assim como chinelos, rasteirinhas ou tênis. A indicação é válida para adultos e crianças.

Já à noite, as pessoas costumam se vestir com um pouco mais de elegância — por isso, não deixe de levar camisas sociais, calças, saias ou vestidos finos. Além disso, separe sapatos ou sandálias para as ocasiões noturnas.

Com essa disposição em mente, separe a quantidade de peças de roupa considerando os dias que sua viagem vai durar. Assim, você não precisará carregar itens desnecessários nem sentirá falta de uma vestimenta importante. Planejamento é essencial.

Eventos a bordo

Eventos a bordo

Independentemente do destino ou do tempo de viagem, uma coisa é certa: eventos sempre serão promovidos a bordo de um navio de cruzeiro. Por isso, antes de fechar as malas, pesquise sobre todas as cerimônias, festas ou espetáculos que estão programados em seu roteiro para acertar nos trajes escolhidos.

Durante os jantares, é recomendado usar roupas mais formais, especialmente se a refeição for realizada em restaurantes de especialidades ou na sala de jantar principal. Nesses casos, os homens podem se vestir com camisas de colarinho, ternos ou, até mesmo, smokings.

As mulheres costumam optar por vestidos — que podem ser longos ou não, dependendo do estilo de cada uma — ou saias e blusas mais sofisticadas. Evite calça jeans, shorts e roupas muito curtas. Casacos, blazers e jaquetas, por outro lado, são modernos e bem-vindos.

Além dos jantares, podem ser realizadas festas à fantasia ou temáticas, espetáculos e, claro, um dos acontecimentos mais esperados da viagem: a noite com o comandante do navio. Nela, o clima é diferente e os passageiros costumam se vestir com muita elegância (homens de terno e gravata e mulheres com vestido de festa).

Considerado uma ocasião de gala, esse é um dos momentos que merecem mais atenção por parte do turista no momento de se arrumar. Por isso, capriche na produção!

Mudanças de temperatura

Mudanças de temperatura

O tempo sempre pode sofrer variações, portanto não há como ter certeza se estará frio ou calor em uma viagem de cruzeiro. Isso vale principalmente para roteiros marítimos longos — nesses casos, as zonas climáticas podem variar ainda mais.

Por isso, dê preferência para peças de roupas que se adaptem a todos os climas, como calças, camisas leves e sapatos sem salto. Se possível, leve também capa e guarda-chuva, principalmente se seu roteiro incluir diversas paradas e passeios externos.

Além disso, é importante sempre carregar um casaquinho, já que muitas aéreas do navio são abertas e podem receber bastante vento. Procure optar por roupas confortáveis e preze pelo seu bem-estar (e não apenas pelo estilo).

Opções de lazer

Opções de lazer

Além dos eventos noturnos, outra dúvida sobre como se vestir em um cruzeiro é referente às opções de lazer disponíveis durante o dia.

Nessas ocasiões, os passageiros devem dar preferência às peças leves, informais e descontraídas, como bermudas, shorts, camisetas, regatas, vestidos e chinelos. Os trajes despojados são recomendados até mesmo para as refeições diurnas, como o café da manhã e o almoço.

Já para quem pretende tomar sol, aproveitar a piscina ou se divertir nas demais atrações aquáticas, os trajes de banho, como maiôs, biquínis e sungas, são essenciais. Mas não deixe de carregar uma toalha ou saída de praia, pois não é permitida a entrada com roupas de banho em algumas áreas do navio.

Além de salas de jogos, cinemas e teatros, alguns navios de cruzeiro disponibilizam diferenciais como academias de ginástica. Se você pretende frequentar uma, lembre-se de incluir camisetas, bermudas, meias e tênis para a prática de exercícios.

Paradas do navio

Paradas do navio

Por fim, outros importantes fatores a serem considerados são as paradas que o navio vai realizar durante o roteiro. Afinal, durante esse intervalo, muitas atividades podem ser realizadas e é fundamental estar preparado para aproveitar cada uma delas.

Portanto, vista roupas leves, práticas e confortáveis, como calças, bermudas ou camisetas. Além disso, não se esqueça de optar por calçados baixos, já que muitos percursos provavelmente serão feitos a pé.

Nas paradas do navio, é recomendado levar uma mochila ou bolsa de mão com alguns itens essenciais como documentos, óculos de sol, protetor solar ou uma muda de roupa. No entanto, evite carregar grandes quantias em dinheiro ou objetos de valor.

Seja para um destino nacional ou internacional, é importante considerar todos os elementos acima na hora de arrumar as malas. Assim, você poderá aproveitar seus dias de lazer e descanso de forma muito mais segura, tranquila e confortável.

Quer acessar outras dicas sobre como se vestir em um cruzeiro, orientações de viagens e roteiros turísticos? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up