Viagem

Como planejar um cruzeiro? Passo a passo para a viagem dos sonhos

junho 20, 2018
Como planejar um cruzeiro
Tempo de leitura 15 min

Como planejar um cruzeiro? Não há como negar que nunca houve um melhor momento para fazer um cruzeiro. Principalmente, se você quiser poupar o seu dinheiro. Se pesquisar com antecedência, inclusive, os preços de um passeio como esse costumam ser baixos e os incentivos, abundantes. Mas, afinal, planejar uma viagem de cruzeiro é difícil?

Será que realmente vale à pena? Só há um jeito de descobrir. Siga conosco e veja o nosso passo a passo para fazer a viagem dos seus sonhos!

Afinal, por que fazer um cruzeiro?

Navio de CruzeiroVamos começar do começo, né? Por que planejar um cruzeiro pode ser a melhor opção para suas férias? Bem, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as vantagens de viajar em alto mar são gigantescas.

Imagine subir a bordo de um barco de estrutura incrível, desfazer as malas apenas uma vez, acordar admirando paisagens diferentes todas as manhãs, comer e beber em restaurantes e bares a poucos passos do seu quarto, além ter uma gama de atividades intermináveis ​​para ocupar os dias de todos os membros da sua família, entre outras comodidades? Incrível, certo?

Acontece que, diferente de outros tipos de viagem, os cruzeiros são capazes de oferecer muito mais valor às suas férias. A maioria das tarifas disponíveis costuma incluir quase tudo que você precisa para vivenciar um passeio fantástico: comida, acomodações, entretenimentos e atividades diurnas e noturnas, além de transporte entre os destinos e excursões em terra.

Só para se ter ideia, é possível encontrar com certa frequência tarifas de cruzeiro super acessíveis. Essas, inclusive, costumam ser surpreendentemente mais baratas do que você gastaria em uma diária com um quarto de hotel simples, um jantar em algum lugar bacana e, mais tarde, a ida a um show.

Como planejar um cruzeiro para vários tipos de perfis? Isso é possível?

Como planejar um cruzeiro para vários tipos de perfisSim, é possível! E tudo em um só lugar. Se os passeios forem em família, por exemplo, tudo pode ficar ainda mais fácil, divertido e em conta. Inclusive, sem prejudicar suas horas tão sagradas de descanso. De crianças a adolescentes e avós a netos, devido à suas estruturas incríveis, os cruzeiros conseguem ser prazerosos, divertidos e relaxantes para todas as idades.

Se você está se esforçando para encontrar um tipo de férias em que seus filhos de 5, 10 e 15 anos vão adorar, e aproveitar um tempo para si mesma, ou namorar um pouco. A maioria dos navios tem amplas instalações que são divididas por idade, temas e ambientes diversificados.

Como é possível, então, não adorar uma viagem que oferece videogames, piscinas, bailes de gala, atrações que contemplam desde os adultos até os jovens, além de oportunidades para as famílias passarem um tempo juntas e, é claro, um momento para renovar as próprias energias? E se você acha que tudo isso sairá muito caro, ficamos felizes em contar que se enganou demais.

Agora, se seu objetivo for luxo, não se preocupe. Saiba que existem suites sofisticadas. Assim, você não perde nenhum pouco de requinte que deseja e, sobretudo, ainda paga um preço justo.

Quais os 8 passos para garantir a viagem dos sonhos?

Navios da Royal Caribbean são superdivertido e proveitoso para você e toda a família, são cheios de atrações e oportunidades para todo tipo de pessoa? Pois bem: saiba que planejar uma viagem dessas não é nenhum pouco difícil.

A partir de agora, vamos ensinar tudo o que você precisa saber para fazer um cruzeiro dos sonhos e passar férias incríveis e inesquecíveis com sua família. Vamos lá?

1. Escolha o destino do cruzeiro

A melhor forma de como planejar um cruzeiro é escolher o seu destino é baseá-lo nos climas e épocas do ano. Leve em consideração o tipo de ambiente que mais combina com você e sua família e aposte nele. Será que é ensolarado e tropical, chuvoso, mais equilibrado ou frio e aconchegante? Tudo isso fica a seu critério.

Além disso, escolher a temporada do ano de forma sábia também é muito importante, em especial, para o seu bolso. Se vocês tiverem a oportunidade de agendar as férias a qualquer momento, e quiserem economizar o máximo possível, o recomendável é escolher épocas de baixa temporada. Assim, tudo fica bem mais tranquilo e, devido à baixa demanda, mais barato.

Agora, se você e sua família querem tirar aquelas férias tradicionais, com muito sol, pessoas, bebidas e festas, o melhor é procurar por cruzeiros de altas temporadas (junho-julho ou dezembro-janeiro). Mas, afinal, como planejar um cruzeiro em conta nessa época? Dica: até mesmo nessas situações, se você pesquisar e se planejar com antecedência, é possível encontrar preços ótimos.

Alguns detalhes importantes:

  • Em viagens internacional, lembre-se de pesquisar sobre as variações de estações e climas do país para onde o seu cruzeiro vai. Assim, vocês não passam aperto por falta de preparo;
  • na hora de escolher o itinerário, mesmo analisando o clima do local e época da viagem, é importante escolher um trajeto que condiga com as suas expectativas e as de sua família. Não adianta nada escolher uma temporada perfeita se os lugares pelos quais o cruzeiro passar não forem do interesse de nenhum de vocês;
  • certifique-se de encontrar um cruzeiro que tenha o ponto de embarque mais conveniente para você. A maioria das pessoas, por exemplo, prefere dirigir até o porto. Se esse for o seu caso, saiba que muitas empresas têm portos nas cidades mais populares mundialmente para facilitar o acesso dos clientes aos navios. Então, escolha um destino que tenha um ponto de embarque e desembarque mais perto de vocês e sinta a diferença.

Ok, agora que já conversamos sobre a escolha do destino, vamos passar para a parte pela qual a maioria das pessoas mais se interessa: como orçar uma viagem dessas. Pode parecer mentira, mas confie em nós: é mais fácil do que se parece! Então, pegue seu caderninho, a calculadora e venha ver por conta própria no próximo tópico.

2. Estipule um orçamento para o cruzeiro

Caixa eletrônico

Muitas pessoas acham que não sabem como planejar um cruzeiro por causa do que se refere aos orçamentos. Afinal, quem é mais leigo no assunto pensa que, por passar em vários lugares e ter muitas atrações e ambientes, uma viagem de navio pode tornar o momento dos cálculos mais confuso e complicado.

Porém, garantimos a você que não. O primeiro passo é descobrir quanto dinheiro você pode gastar, ou precisa economizar para fazer essa viagem. Para isso, comece buscando pelas melhores ofertas para o destino de sua escolha. Seja ele o Caribe, Havaí, Alasca ou qualquer outra região incrível do mundo.

Planejar com antecedência

Planejar com antecedência

Comece a fazer isso com pelo menos 6 meses de antecedência em relação à data da viagem, para poder analisar suas opções sem se apressar ou fechar um pacote por impulso. Você verá que, assim, conseguirá encontrar vendas sazonais, ofertas por tempo limitado, descontos para destinos específicos, upgrades de planos a preço de banana, entre outras vantagens.

Mas, atenção: o preço total de um cruzeiro raramente é apenas o custo da passagem mais algumas taxas portuárias. Enquanto as acomodações, refeições e a maioria de atividades estão, de fato, incluídas no pacote escolhido. Você terá que pagar a mais por uma série de amenidades e atividades tentadoras. É o exemplo de spas, excursões em terra, coquetéis, lojinhas de presentes etc.

Logo, se você já escolheu seu destino e sabe o preço dele, ainda precisa fazer uma estimativa para o custo total. Antes de fechar o seu plano de orçamento. Considere, então, todas as tarifas básicas por pessoa, os impostos, estime as taxas e despesas adicionais por pessoa e tenha uma estimativa mais próxima da realidade possível.

Além disso depois que chegar a esse valor, finalmente procure adicionar mais uma pequena taxa para imprevistos e despesas espontâneas (como a compra de filtro solar, itens de perfumaria como shampoos e condicionadores próprios para climas mais agressivos aos cabelos, refeições em restaurantes durante as excursões fora do navio, remédios, entre outras).

Para ajudar você a descobrir quanto realmente gastaria em um cruzeiro de férias, selecionamos alguns preços comuns de destinos mais populares e conhecidas. Veja só:

4 noites em um cruzeiro pelo Caribe Oriental

  • itinerário: Porto Rico, Punta Cana (República Dominicana), Nassau (Bahamas), Miami (Flórida);
  • o que está incluído: refeições em diversos restaurantes, cabine interna, mais de 10 tipos de atrações, como esportes radicais, shows e acesso a áreas de lazer, como piscina e academia.

7 noites em um cruzeiro pelo Caribe Ocidental

  • itinerário: Flórida, Haiti, Jamaica, México, Flórida;
  • o que está incluído: refeições em diversos restaurantes, cabine interna, mais de 10 tipos de atrações como esportes radicais, shows e acesso a áreas de lazer como piscina e academia.

Agora, basta adicionar um valor reserva para compras extras e imprevistos. Os melhores guias de viagem recomendam que o valor para imprevistos seja de pelo menos 10% do que você vai gastar. Adicione esse valor ao seu orçamento novamente para gastos extras e pronto!

Surpreendente, não é mesmo? Se você começar a se planejar no tempo em que recomendamos, é possível encontrar pacotes mais baratos ainda, com mais opções e destinos. Agora que você já sabe a média de preços, vamos falar de um detalhe importante que também pode afetar no seu orçamento: como escolher a duração ideal do seu cruzeiro.

3. Escolha a duração ideal para o cruzeiro

Para essa etapa, não existem mistérios. Acredite: o mais difícil já passou. Vocês já têm o destino e o preço. Logo, falta a duração. A escolha dela vai depender da agenda da sua família. Mas como planejar um cruzeiro para pelo menos 4 pessoas que têm agendas diferentes? Bem, encontrando um denominador comum.

Se todos vocês já optaram por uma viagem de baixa temporada. Aproveite as férias das crianças e tente encaixar as suas e as dos outros membros da família nesse período. Ou, então, escolham uma época em que seus filhos não perderiam compromissos, conteúdos e provas importantes (a primeira semana de aulas, por exemplo) e comecem a planejar a duração do passeio a partir daí.

Se vocês tiverem menos de uma semana, o ideal é fazer um mini cruzeiro. O mini cruzeiro refere àquelas viagens em que o navio sai do porto, navega por 3 ou 4 noites, realiza poucas escalas. Assim, dá para aproveitar todas as atividades disponíveis, descansar e aproveitar a vista maravilhosa que tem o mar!

Agora, se o tempo de vocês for maior, como uma semana ou mais, vale a pena escolher cruzeiros com escalas em vários países, com muitas excursões e paisagens maravilhosas e inéditas para aproveitar em família. A experiência fica ainda mais incrível e diversificada.

Falando em duração, um tópico que não podemos deixar de abordar são as cabines. Afinal, é preciso pensar em conforto, independentemente da quantidade de dias passados em alto mar. Vamos lá?

4. Decida o tipo de cabine em que você deseja ficar

Royal Loft Suite

Como se não bastasse haver uma variedade de navios, trajetos e destinos. Os viajantes também devem decidir sobre o tipo de cabine em que desejam ficar durante o passeio. Esse fator costuma variar de acordo com o que você procura.

Existem cabines internas com varandas virtuais, assim como categorias que permitem vista para o mar, varandas e até mesmo suítes. Vai depender muito do gosto, orçamento e quantidade de pessoas envolvidas. Além do lugar em si, existem outras variações, como pacote de Internet e serviços.

Por isso, não se preocupem. Independentemente do orçamento de vocês, podem apostar que existem opções de cabines que conseguem atender às suas necessidades e expectativas. Lembra dos exemplos de viagem que demos no segundo tópico? Pois bem, na viagem de 7 noites pelo Caribe Ocidental, as opções de cabines pela Royal Caribbean, por exemplo, são as seguintes:

  • cabine interna, cabine com vista externa, cabine com varanda e classe Royal Suíte (ambiente extremamente luxuoso, com possibilidade de 2 andares, serviço de internet e muito mais).

Imagina passar 7 dias em um dos nossos maravilhoso navios e em uma suíte luxuosa cercada de atrações, paisagens e passeios ótimos. Pois bem, falando nessas opções, que tal falarmos um pouco sobre como se organizar para aproveitar os serviços que o navio pode oferecer?

5. Determine as atividades das quais deseja participar no cruzeiro

Atividade parede de escalada Para essa etapa, também não há mistérios. Para saber como planejar um cruzeiro que dê para aproveitar as várias atrações que ele tem a oferecer, basta se organizar com sua família. Uma boa dica é separar as atividades por dia e turnos.

Enquanto você quiser relaxar em um spa, seus filhos podem aproveitar a piscina e, à noite, todos podem se encontrar para jantar e, mais tarde, assistirem ao show do dia, por exemplo. É importante, também, checar quais dessas atividades são pagas e conferir se elas se encaixam no orçamento de despesas extras.

Por isso, confiram no site toda a programação e se antecipem para conseguirem saber tudo o que o navio terá para oferecer e não perderem absolutamente nada por falta de informação. Assim, todos conseguem aproveitar ao máximo a viagem e, é claro, se divertir muito.

Já falamos de destinos, preços, planejamentos e, agora, atividades. Chegou a hora de falar da compra das passagens, né? Afinal, não adianta nada fazer esse megaplanejamento e não comprar aquilo que lhe dará direito a todo resto! Vamos lá?

6. Compre as passagens

Um detalhe importante de como planejar um cruzeiro é reservar sua passagem e as de sua família com antecedência. Assim, a disponibilidade de vagas é garantida. Uma dica é fazer reservas com até 12 meses de antecedência. Nelas, você pode escolher o tipo de cruzeiro e a localização da cabine.

Assim você pode aproveitar promoções, desconto e ofertas. Portanto, é com segurança que afirmamos que planejar com antecedência é uma excelente forma de economizar.

Além disso, como você terá algum tempo para economizar se seguir nossas dicas. Tente fazer sua compra à vista, para aproveitar as promoções e outros benefícios, ou em poucas prestações, para evitar pagar juros e se prender a uma despesa por mais tempo que o necessário.

Agora que já falamos de quase todo o bê-á-bá de como planejar um cruzeiro, chegou a hora do mais importante. Afinal, o que você precisa ter para fazer uma viagem dessas e, claro, o que levar nas malas? Venha descobrir!

7. Prepare-se para o embarque

O primeiro passo para planejar um cruzeiro é conferir se todos os seus documentos e os de sua família estão em dia. Principalmente para viagens internacionais. São eles: identidade, CPF, passaporte, visto e, dependendo da idade das crianças, certidão de nascimento. Separe um lugar em sua bagagem de mão apenas para esses documentos e procure não colocar mais nada lá. Assim, todos saberão onde encontrá-los.

As demais bagagens, normalmente, são entregues no seu quarto no final do dia ou, no máximo, na manhã seguinte. Por isso, carregue também em sua bagagem de mão coisas importantes:

  • Passagens,
  • Cronogramas,
  • Informações sobre seguros,
  • Carteira,
  • Produtos de higiene pessoal,
  • Muda de roupa extra
  • Acessórios pessoais como óculos sol, chapéu, protetor solar.

Independentemente do clima escolhido, sempre leve nas malas roupas de calor e frio para não passar aperto. Portanto uma boa dica é optar por peças e acessórios neutros, que combinam com tudo. Assim, um único casaco ou calça podem servir para todas as noites, por exemplo. Além disso, lembre-se de levar roupas apropriadas para as atividades que vocês farão lá dentro.

Consequentemente se a família escolher jantar em um restaurante chique algum dia, levem roupas mais sociais para o evento. Se seus filhos quiserem fazer esportes radicais ou alguma excursão, separe roupas práticas, confortáveis e com as quais possam se sujar sem problemas e por aí vai.

Agora que você já tem o passo a passo em mãos para fazer uma viagem incrível, só falta um detalhe, né?

8. Aproveite o seu cruzeiro!

Jacuzzi

Em primeiro lugar, aproveite todos os benefícios que uma viagem dessas pode oferecer a você e sua família e divirtam-se! Lembre-se de registrar os melhores momentos.

Aproveite para acordar cedo pelo menos uma vez ao dia para ver o nascer do sol em alto mar.

Encontre um tempo para ficar longe do celular e das redes sociais e fique a sós para admirar uma belíssima paisagem com os próprios olhos, e não atrás de uma telinha.

Se você parar e pensar, cada momento de nossas vidas é único e nunca mais vai se repetir da mesma forma e intensidade. Por isso, aproveite toda a diversidade que um passeio de cruzeiro pode oferecer e faça cada minuto valerem a pena!

E agora, aprendeu de vez como planejar um cruzeiro incrível? Viu que não tem mistério nem segredos para isso?

Agora basta planejar um cruzeiro e se organizar com antecedência  para encontrar os melhores preços. Pense bastante no trajeto para que ele possa ser proveitoso a todos os membros de sua família e seguir nossas dicas para aproveitar suas férias ao máximo!

Quer saber mais sobre o assunto e começar a planejar e organizar suas tão sonhadas férias? Curta nossa página no Facebook, Instagram, assine nosso feed de notícias e fique de olho em nossas atualizações para saber tudo o que você precisa para os próximos passeios!

Rating: 3.7/5. From 3 votes.
Please wait...

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Crianças em cruzeiros: viaje com segurança e muita diversão!Blog Royal Caribbean | Tudo sobre Cruzeiros julho 25, 2018 at 12:00 pm

    […] muito bom viajar em família e, depois de muita curtição, ficar relembrando esse momento por meio das fotografias. Para ter […]

    No votes yet.
    Please wait...
  • Deixe um comentário

    Scroll Up