Família, Navios, Roteiros, Viagem

Dubai – conheça 7 motivos para optar por um cruzeiro pela região

janeiro 14, 2019
Tempo de leitura 16 min

Você já pensou em fazer um cruzeiro no Golfo Pérsico? Localizada no coração do Oriente Médio, ao sudeste da Ásia, a região é composta por 240 mil quilômetros quadrados de superfície e o golfo se estende por aproximadamente 990 quilômetros.

O Golfo Pérsico é formado por 7 países e algumas pequenas ilhas. A cada parada, o turista tem uma oportunidade única de conhecer os hábitos e a rotina do povo islâmico. Por tudo isso e muito mais, fazer um cruzeiro pela região proporciona uma experiência deliciosamente diferente de tudo o que você já conheceu.

Ainda tem dúvidas de que esse é o destino perfeito para a sua próxima viagem? Continue a leitura e descubra 7 motivos para optar por um cruzeiro no Golfo Pérsico com a Royal Caribbean.

1. Destinos no Golfo Pérsico

Embora a Royal Caribbean ofereça pacotes para diferentes estilos, os cruzeiros pelo Golfo Pérsico têm uma base definida de destinos a serem visitados. Entre os mais populares, podemos destacar Dubai, Abu Dhabi, Muscat, Sir Bani Yas, Doha e Bahrein.

A seguir, listamos as atrações e diferenciais das 3 principais paradas e portos de partida dessa lista: Dubai, Abu Dhabi e Muscat.

1.1. Conheça Dubai

Dubai, Emirados Árabes Unidos - Golfo Pérsico

Capital do turismo nos Emirados Árabes Unidos, Dubai é a cidade mais populosa da região e conta com aproximadamente 2 milhões de habitantes. Sinônimo de luxo, modernidade e negócios lucrativos, o local ainda tem muito a oferecer aos seus inúmeros visitantes.

Exótica e muito extravagante, Dubai era um pequeno entreposto comercial à beira do Golfo Pérsico, mas rapidamente se transformou em uma das mais famosas e desejadas cidades turísticas do mundo, incrivelmente posicionada em meio ao deserto. É lá que você encontra o Burj Khalifa, um dos maiores edifícios do mundo, que oferece uma vista privilegiada da região.

Dubai tem 80% da sua população formada por estrangeiros, por isso, se destaca pela receptividade com os turistas que visitam o local. A cidade conta com atrações incríveis e opções para todas as idades e perfis de turistas, sendo assim, esteja preparado para viver experiências surpreendentes em sua viagem.

Embora seja conhecida pelos valores exorbitantes, é possível encontrar atividades que cabem em todos os orçamentos. Você pode, por exemplo, fazer um delicioso voo de balão pela cidade ao nascer do sol, saltar de paraquedas, visitar grandiosas ilhas artificiais e praias paradisíacas, conhecer hotéis de luxo ou simplesmente caminhar pelas vibrantes e animadas ruas do local.

Nos dias de temperatura mais amena, os parques, cafés e restaurantes ficam cheios, com o grande movimento de turistas e moradores. Outras atrações que se destacam na região são o mergulho no Golfo Pérsico, os passeios nas dunas do deserto, a estação de esqui indoor e as baladas que agitam a noite em Dubai.

Nos últimos anos, tem sido desenvolvida uma grande estrutura portuária, com capacidade para receber mais de cinco mil visitantes. Os investimentos em infraestrutura e atrativos diferenciados têm uma razão: Dubai quer se transformar em um dos principais portos de cruzeiros e destinos turísticos do mundo.

1.2. Encante-se com Abu Dhabi

Mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi - Golfo Pérsico

Capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi é também o maior de todos os Emirados e conta com uma área de mais de 67 mil quilômetros quadrados. Vizinha da famosa Dubai, a cidade tem se reinventado nos últimos anos em busca de atrair mais turistas e movimentar ainda mais a economia local.

Graças à descoberta do petróleo, o que era uma simples vila de pescadores se transformou em uma grande e próspera capital no Oriente Médio, cercada por prédios futurísticos, hotéis de luxo, mesquitas e bazares tradicionais — além de museus históricos. Nos últimos anos, a cidade passou por uma importante expansão imobiliária, atraindo novos moradores e investidores.

Em 2017, Abu Dhabi deu um importante passo rumo ao turismo internacional ao receber uma filial do Louvre em seu território. O museu é o mais importante de Paris e um dos principais do mundo e vai levar parte do seu milionário acervo para sua nova casa.

Território importante do Islamismo, Abu Dhabi tem a maior mesquita dos Emirados Árabes Unidos e a oitava maior do mundo. A imponente Mesquita Sheikh Zayed tem capacidade para 40 mil pessoas e é ornamentada pelo maior tapete persa do mundo.

As construções modernas são outro destaque da região. Em um passeio pela orla da cidade, é possível observar a vista à beira-mar, que contrasta com os grandiosos prédios que a cercam. É em Abu Dhabi que se encontra o Emirates Palace Hotel, considerado um dos mais caros do mundo, com 362 suítes.

A região conta ainda com enormes campos de golfe, marinas, um parque temático que abriga a montanha-russa mais rápida do mundo e os souks, mercados árabes onde é possível encontrar de tudo um pouco. A Heritage Village retrata os costumes antigos da população local, com casas clássicas, passeios de camelo e tendas de artesanato. Vale o passeio!

Para um dia rápido pela cidade, a dica é embarcar em passeios de city tour ou ônibus de excursão. O roteiro geralmente inclui os principais atrativos locais, como a Mesquita Sheikh Zayed, Yas Island e Corniche.

1.3. Visite Muscat

Muscat, Golfo Pérsico

Muscat, ou Mascate, é a capital e também a maior cidade de Omã. O local, que apareceu nas principais listas de viagem dos últimos anos, combina sua herança medieval com uma arquitetura moderna, encantando os visitantes que passam por ali.

Formada por algumas urbes menores, as principais regiões de Muscat são a Nova Muscat, Ruwi, Muttrah e a Velha Muscat. Em cada uma delas é possível encontrar um cenário, como uma extensa área moderna, com prédios e avenidas, a zona de negócios, os mercados populares e os bairros antigos.

Os souks, movimentados mercados árabes, estão entre os principais destaques da cidade, sendo uma atividade interessante até para quem não pretende comprar nada. Você também poderá visitar o forte português de Al-Jalali, conhecer o palácio do sultão Al Mirani, a belíssima Ópera de Muscat ou apreciar a vista única da região a bordo de um veleiro.

A Grande Mesquita Sultan Qaboos é outro atrativo que encanta os turistas em Muscat. Apesar de enorme e imponente, o local consegue ser acolhedor e intimista. O tapete persa e o lustre alemão que compõem a decoração são peças históricas que logo saltam aos olhos.

Muscat conta ainda com praias paradisíacas em seu território. A praia de Qurum, localizada no bairro de Al-Shati, é uma das principais da cidade. Ao entardecer, período em que o sol oferece uma trégua, moradores e visitantes se reúnem à beira-mar para caminhar, praticar atividades físicas ou simplesmente relaxar com o clima agradável e descontraído do litoral.

2. Riqueza cultural da região

Um dos grandes atrativos do cruzeiro pelo Golfo Pérsico é a riqueza cultural dos seus países de destino. Formada majoritariamente por cidades islâmicas, a região também sofre grande influência da cultura Khaleeji.

Embora a maioria dos pontos de parada dos cruzeiros seja marcada pela modernidade, ainda é possível encontrar traços muito característicos dos povos tradicionais do Oriente Médio. Hábitos, culinária, arquitetura e artesanato são alguns dos principais destaques.

Os souks preservam as tradições e o legado árabe em meio a tantas mudanças enfrentadas pelos países nos últimos anos. Por lá, os visitantes vivem uma experiência de imersão total na cultura local e podem adquirir itens exclusivos e característicos, como tapetes, joias e peças de artesanato típico.

O luxo e a ostentação de riquezas é um traço muito dominante nos países do Golfo Pérsico. Durante a sua viagem, será comum encontrar templos enormes, ornamentados com tecidos finos e pedras preciosas. Os sheiks e comerciantes com maior poder aquisitivo também podem ser facilmente identificados por seus acessórios.

Embora dentro do cruzeiro você tenha mais liberdade na escolha dos trajes, durante os passeios é importante sempre consultar os guias locais sobre a vestimenta. Afinal, a região segue tradições muito rígidas sobre o assunto e você não vai querer criar uma situação desconfortável por isso, não é mesmo?

E apesar de exigir alguns cuidados dos viajantes, a passagem pelos destinos do Golfo Pérsico proporciona uma experiência única, com uma imersão superespecial em uma cultura completamente diferente que, com certeza, deixará boas marcas afetivas na sua memória.

3. Atividades dentro do cruzeiro

Nem só de paradas nos portos se faz uma viagem para o Golfo Pérsico, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois para os dias de navegação as atividades no cruzeiro são uma atração à parte e prometem momentos de muita diversão e relaxamento.

Os navios da Royal Caribbean oferecem o melhor que você pode precisar quando o assunto é conforto, conveniência e luxo. Além de toda a estrutura física, é possível contar com uma equipe que fica disponível em tempo integral, garantindo, assim, a melhor recepção para os hóspedes depois de um dia cheio de emoção e aventura nas cidades.

Os cruzeiros de férias pelo Golfo Pérsico ainda oferecem as refeições incluídas nos pacotes. Muito além da alimentação, essa é uma importante parte da jornada do viajante. Por isso, a Royal pensa em todos os detalhes da sua experiência, cuidando do ambiente, da variedade do cardápio e, o mais importante, da flexibilidade para realizar uma refeição sempre que você desejar.

Para quem procura aventuras, as opções são variadas. Nas atividades de escaladas, existem desafios para todos os níveis de experiência. Se você curte um belo visual, precisa experimentar a tirolesa que corta o navio. Ainda é possível surfar em uma piscina de ondas, fazer uma simulação de voo livre, entre outras atrações imperdíveis.

Para viagens em família, é possível curtir as piscinas espalhadas pelo pátio do navio, patinar no gelo ou desfrutar do SeaPlex, o maior espaço fechado de atividades em alto-mar. O programa para crianças e jovens Adventure Ocean® também garante um roteiro de atividades criativas, educativas e exclusivas.

A vista fantástica do oceano não é a única coisa que vai encantar você durante uma viagem de cruzeiro internacional. Isso porque, todas as noites, artistas que vieram de todas as partes do mundo se apresentam em shows incríveis e originais. Uma opção perfeita para quem curte uma programação mais cultural.

Para os viajantes mais fitness, os navios possuem o que há de mais moderno em equipamentos e aulas coletivas. Dessa forma, você consegue continuar sua rotina de exercícios mesmo durante a viagem. E para relaxar depois do treino, que tal uma visita ao nosso SPA?

Para que você aproveite ainda mais a experiência no navio, fique sempre atento às dicas de como escolher uma cabine de cruzeiro. Assim, será possível adequar a localização do seu quarto às principais atividades que pretende realizar durante a viagem.

4. Atrações para a família toda

Como você pôde perceber nos tópicos anteriores, independentemente do objetivo da sua viagem, um cruzeiro pelo Golfo Pérsico tem um pouco de tudo, sendo a atração perfeita para viajantes de todos os perfis e idades.

Seja para uma experiência de descarga de adrenalina, seja para dias de total tranquilidade, esse é um tipo de viagem que conta com atrações para a família toda. Por isso, não pense duas vezes antes de trazer todo mundo para viver dias incríveis com você.

Faça passeios pelos portos de destino, experimente situações inusitadas, aventure-se nas atividades locais e, no fim do dia, reúna toda a família para uma refeição relaxante e especial em um dos diversos restaurantes disponibilizados no cruzeiro. É ou não é a viagem dos sonhos?

Para quem viaja com crianças e/ou idosos, a preocupação com a segurança a bordo é ainda maior. Mas não se preocupe. Além de todas as atividades direcionadas especificamente para esse grupo, a equipe de tripulantes é capacitada para oferecer todas as dicas e orientações para garantir a melhor experiência de cada hóspede.

Atividades em Família, Golfo Pérsico

Além das opções a bordo do Jewel of the Seas, nas cidades de destino do cruzeiro também é possível encontrar atrações e atividades variadas. Para grupos mistos, os passeios mais clássicos, que geralmente são oferecidos nos city tours tradicionais, contam com idas aos mercados e visitas às mesquitas que costumam agradar a todos.

E para quem curte uma experiência diferenciada, o que não faltam são boas opções de passeios exclusivos e inusitados, que variam desde experiências de contemplação da natureza até atividades de ecoturismo. Ficou interessado? Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

5. Passeios inusitados

Em sua passagem por Dubai, a incursão pelo deserto é um passeio realmente indispensável. Localizadas a poucos quilômetros da cidade, as dunas de areia fina logo se apresentam e guardam um dos mais lindos panoramas do pôr do sol na região.

Skuline do DEserto em Dubai, Golfo Pérsico

Um dos programas mais populares no local é o Dune Dinner Safari, que proporciona uma experiência de cinco horas de duração pelas dunas do deserto, incluindo um passeio radical em carros 4×4, passeio de camelo, sandboard e um incrível jantar em tendas tradicionais, com direito a dança do ventre e narguilé.

Outros roteiros pela região incluem passeios pela orla com paradas nas principais mesquitas, praias, mercados de ouro e especiarias, além dos centros comerciais — que hospedam os famosos e luxuosos hotéis característicos da região. Dependendo da cidade visitada, você também poderá se banhar nas águas claras e refrescantes do Golfo Pérsico ou conhecer uma fazenda de camelos.

Mesmo no meio do deserto, a estrutura oferecida aos turistas impressiona. Os acampamentos são equipados com banheiros limpos e confortáveis, mesas grandes, fogueiras e tapetes persas que ajudam a manter o grupo de aventureiros aquecidos após o pôr do sol.

Para quem curte esportes de aventura e ecoturismo, Omã é um verdadeiro paraíso. Nos últimos anos, o local se popularizou entre os turistas europeus e virou um verdadeiro point, perfeitamente moldado para aqueles que buscam se exercitar em contato com a natureza.

Nas águas de Omã, a rica fauna marinha e as belíssimas formações de corais atraem mergulhadores experientes e amadores em busca de uma experiência única. Por ali, além de um mar azul-turquesa limpo e sempre quentinho, é possível encontrar as pérolas comuns da região e grandes grupos de golfinhos.

E se você busca um pouco mais de adrenalina na sua viagem, nas montanhas áridas das cidades se encontram diversas trilhas, com vários níveis de dificuldade — podendo variar entre caminhadas e emocionantes escaladas nas paredes íngremes ali formadas.

6. Custos da viagem

Como o orçamento é parte fundamental do planejamento de qualquer viagem, esse assunto não poderia ficar de fora do nosso guia, não é mesmo? Afinal, o custo-benefício é outro importante motivo para você optar por um cruzeiro no Golfo Pérsico.

Como os hotéis, restaurantes e demais acomodações nas cidades de destino, principalmente Dubai, geralmente apresentam preços exorbitantes, os navios são a maneira mais econômica e eficiente de visitar a região.

Uma importante vantagem dos cruzeiros está nos custos com alimentação. Ao optar por um pacote de viagem que inclua esse tipo de serviço, você não precisa se preocupar em gastar todas as noites com restaurantes na cidade. Programe-se e garanta que as principais refeições sejam feitas no navio. Lembrando que em alguns restaurantes é necessário fazer reserva antes e o valor não está incluso no pacote.

Alguns passeios pelo Golfo Pérsico vão exigir certo investimento — não há como fugir —, mas todo o gasto vale a pena. Afinal, o que são alguns dólares a mais quando você está vivendo uma experiência única em um lugar tão especial como o Oriente Médio?

Além disso, é possível encontrar opções de atividades para todos os gostos e bolsos. De experiências exclusivas de muitos dígitos até um tour gratuito pela cidade, você pode construir o seu roteiro de acordo com aquilo que está disposto a gastar.

E não acaba por aí! Outro benefício dos cruzeiros pelo Golfo Pérsico está relacionado às taxas de visto e demais documentos necessários para entrar nos países de destino. Alguns locais no Oriente Médio têm regras rígidas sobre o assunto, mas ao investir em uma viagem pelo mar você está livre dos custos e burocracias extras que poderia encontrar.

7. Clima favorável

Ao contrário da maioria das regiões do Brasil, no Golfo Pérsico a alta temporada acontece no inverno, quando o clima está mais ameno e permite que turistas e moradores se divirtam livres das altas temperaturas. Esse período geralmente fica entre novembro e março, e o movimento no local aumenta consideravelmente.

Nessa época, as cidades ficam mais vibrantes e acolhedoras, sendo os meses mais indicados para fazer passeios ao ar livre e conhecer cada um dos destinos de forma mais completa. Na alta temporada, as praias, parques e calçadas estão sempre cheios e é possível encontrar shows, cafés e restaurantes animados por todo o caminho.

Outra vantagem do clima mais ameno é a possibilidade de realizar passeios pelo deserto sem que isso se torne uma atividade exaustiva. No inverno, as temperaturas geralmente variam de 30 °C, de dia, até 10 °C, durante a noite. E, por incrível que pareça, as areias das dunas não são tão quentes quanto as encontradas durante o verão nas praias brasileiras.

Os transportes no local contam com ar-condicionado, o que melhora ainda mais a experiência. Dessa forma, é possível focar na diversão sem se preocupar com o calor. Durante a noite, principalmente no deserto, a temperatura sofre quedas bruscas, por isso, é importante estar devidamente preparado.

Além disso, podemos dizer que no Golfo Pérsico é verão o ano inteiro. O clima favorável e as altas temperaturas contribuem para que os viajantes desfrutem das paisagens naturais mesmo no inverno.

Os navios são climatizados para proporcionar sempre a melhor experiência para os viajantes, mas é preciso ficar atento ao estilo de roupa necessário para se adequar à temperatura local durante os passeios. Embora as manhãs sejam quentes, uma boa dica é ter uma peça para o frio sempre à mão. Assim, você não fica desprevenido ou passa frio durante a noite.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, o que não faltam são bons motivos para optar por um cruzeiro no Golfo Pérsico. Então, o que está esperando para começar a planejar a sua próxima viagem? Escolha a data ideal, organize-se e vá em direção à experiência mais emocionante da sua vida. O Oriente Médio espera por você!

Quer saber mais sobre a viagem de cruzeiro no Golfo Pérsico? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com os nossos especialistas no assunto.

Powered by Rock Convert
Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up