Roteiros, Viagem

Cruzeiros para os fiordes noruegueses: 7 motivos para escolhê-los

setembro 3, 2018
Fiordes Noruegueses
Tempo de leitura 7 min

Com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, a Noruega é apontada como uma das melhores e mais seguras regiões para se viver. Além disso, essa surpreendente nação nórdica abriga paisagens impressionantes, como seus famosos fiordes. Não é à toa que os cruzeiros nos fiordes noruegueses são considerados um dos mais belos e inesquecíveis passeios.

Muito comuns no país, os fiordes são formações geográficas caracterizadas por estreitas e profundas entradas do mar entre imponentes montanhas, formando rios de oceano no próprio continente. Localizados especialmente na costa oeste do país, alguns deles podem atingir centenas de quilômetros — dependendo da época do ano, ainda podem ficar cobertos de gelo.

Além das belezas naturais, existem diversas atrações que encantam turistas do mundo todo. Confira, a seguir, os 7 principais motivos para começar a planejar suas próximas férias a bordo dos incríveis e internacionais cruzeiros nos fiordes noruegueses.

1. As aventuras de Fjord Safari

É possível conhecer a atração em qualquer época do ano, mas o Fjord Safari tem um charme a mais durante o inverno. O passeio turístico é oferecido àqueles que visitam Flåm, na região mais a Oeste da Noruega.

A aventura acontece a bordo de um bote motorizado, que transporta os passageiros por diversos pontos do deslumbrante e gigantesco Sognefjord. Durante o percurso, os turistas passam por pequenos vilarejos ao redor dos fiordes, enquanto o guia conta um pouco sobre a história e cultura da região.

Por ser considerado um passeio de aventura, é preciso vestir roupas que protegem do frio, além de acessórios essenciais, como botas, luvas e colete salva-vidas. O ponto alto da atração é o momento em que todos são levados para as imponentes cachoeiras e a embarcação chega bem perto das quedas d’água.

2. O colorido de Bryggen

Bergen, Noruega

A paisagem glacial acidentada de Bergen, suas montanhas arborizadas e a fascinante arquitetura medieval inspiram turistas e artistas do mundo todo. Além de seus belos cenários, um dos principais atrativos da cidade é Bryggen — charmoso bairro formado por casas coloridas de madeira.

Bastante histórica, a região é o que restou do antigo cais estabelecido do lado oriental do porto principal de Bergen, área reconstruída após um grande incêndio que reduziu a cidade às cinzas no século XVIII. Depois da reforma, o lugar se tornou um importante ponto turístico.

Bryggen abriga muitos bares, restaurantes, boutiques, ateliês e lojas de artesanato, que funcionam dentro das casinhas de madeira. No local, ainda é possível visitar museus, mirantes, igrejas históricas e um grande mercado de peixes a céu aberto. O bairro é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979.

3. A arquitetura de Ålesund

Alesund, Noruega

Outra parada imperdível para quem embarca em cruzeiros nos fiordes noruegueses é a bela arquitetura de Ålesund. Conhecida como a capital mundial do bacalhau, a cidade é repleta de história. Assim como Bryggen, o município enfrentou um incêndio avassalador há mais de 100 anos, que o deixou completamente destruído.

Depois da tragédia, Ålesund foi reconstruída rapidamente em um estilo bem inovador: o art nouveau. Hoje em dia, a região atrai muitos turistas, especialmente devido ao seu contraste arquitetônico com o resto do país — formado por casas de madeira nas cores branca e vermelha, em sua maioria.

Seus impressionantes edifícios abrigam restaurantes, cafeterias, lojas e galerias, todos decorados com pequenos detalhes que os tornam únicos. Um encantador porto, um magnifico aquário, fiordes elevados e imponentes montanhas completam o exótico ambiente.

4. A natureza de Nærøyfjord

A natureza de Nærøyfjord

Mais um Patrimônio Mundial da Unesco, Nærøyfjord é um dos braços de Sognefjord, o fiorde mais longo e profundo da Noruega. As montanhas que o cercam estão entre as mais majestosas do país, sendo que a região se destaca por seu ar fresco, pelos pastos verdejantes e, ainda, por sua forte tradição culinária.

Considerada um paraíso para os amantes das caminhadas, a área também é conhecida pela qualidade de suas frutas, carnes de caça, queijo de cabra e trutas de montanha. Além das caminhadas, as atividades esportivas populares na região incluem montanhismo, escaladas na pedra, mountain bike e rafting.

Outros braços do Sognefjord que ajudam a compor suas paisagens pitorescas são o Finnafjord, Lusterfjord e Fjærlandsfjord. Eles são conhecidos por suas águas verde-esmeralda (devido ao fato de se originarem do degelo dos glaciares).

5. A diversão de Kristiansand

Kristiansand, Noruega

Quinta maior cidade da Noruega, Kristiansand é conhecida pelo movimentado porto, pelas casas de madeira branca e por seus populares festivais de música. Situada na costa sul do país e cercada de água em três lados, a região é formada por diversos vilarejos, como Songdalen, Birkeland e Lillesand.

Muito procurado por turistas que viajam em cruzeiros nos fiordes noruegueses em busca de lazer e aventura, o município tem ruas cheias de vida, lojas, concertos e eventos culturais. Sua gastronomia também é uma atração à parte — composta por salmão defumado, torta de peixe, cavala recém-pescada e filé de alce, entre outras iguarias.

Entre seus principais atrativos, estão o Museu de Canhões, o zoológico e um parque de diversões para adultos e crianças, além da Ferrovia Setesdalsbanen, onde é possível passear em um clássico trem a vapor. Os viajantes também podem visitar a base naval na ilha de Odderoya e explorar a história militar do local.

Um passeio de barco é uma ótima maneira de conhecer os arredores da cidade, incluindo as pitorescas vilas de pescadores.

6. O cenário cultural de Stavanger

Stavanger, Noruega

A região de Stavanger se destaca por suas paisagens de tirar o fôlego, com montanhas, praias de areia branca e belos fiordes. Conhecido como a capital europeia da cultura, o município reúne uma variedade impressionante de museus, exposições, festivais e eventos culturais.

Centro da produção de petróleo no Mar do Norte do país, Stavanger encanta turistas do mundo todo ao equilibrar perfeitamente o charme do velho mundo com a agitação da modernidade. Entre as principais atrações da Terra do Sol da Meia-noite, estão:

  • o Porto;
  • o Museu do Petróleo;
  • a Catedral e a famosa pedra quadrada gigantesca;
  • a Preikestolen — onde é possível ter uma vista panorâmica dos fiordes.

Além disso, a terceira maior cidade da Noruega apresenta uma grande variedade de cafés, bares e restaurantes. Não deixe de visitar também Øvre Holmegate, uma simpática e colorida rua repleta de lojas de roupas vintage.

7. As belezas dos cruzeiros nos fiordes noruegueses

As belezas dos cruzeiros nos fiordes noruegueses

Uma experiência inesquecível para os turistas a bordo de cruzeiros nos fiordes noruegueses é a caminhada em geleiras. Os guias da região são preparados para apresentar diferentes trajetos aos viajantes, dependendo do preparo e da vontade de cada um.

Marcada por uma perfeita mistura entre tradição e modernidade, a Noruega é um dos países mais fascinantes do mundo, tanto por seus belos cenários e atrações turísticas quanto por seu valor cultural e histórico. E uma das melhores formas de conhecer todos esses encantos é por meio de viagens de cruzeiro.

A vista a bordo desses navios é uma das mais incríveis e recompensadoras que se pode obter no país — emoldurada por montanhas majestosas, imponentes cachoeiras, lindos vales e os encantadores fiordes. Além do mais, esse tipo de viagem é sinônimo de muita diversão, segurança e tranquilidade.

Interessou-se pela região e quer conhecê-la? Entre em contato com a Royal Caribbean e reserve já sua passagem para um dos luxuosos e inesquecíveis cruzeiros nos fiordes noruegueses!

No votes yet.
Please wait...

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up