Família, Navios, Viagem

Saiba quais documentos são necessários para viajar de Cruzeiro

janeiro 7, 2019
Tempo de leitura 5 min

Cada vez mais populares entre turistas do mundo todo, os cruzeiros são considerados uma das melhores opções para os viajantes que querem conhecer novos lugares a bordo de luxuosos e confortáveis navios. Inovadores e com alta dose de entretenimento, os cruzeiros da Royal Caribbean oferece diferentes itinerários e várias atividades para você e sua família. Porém, para aproveitar a viagem com tranquilidade e segurança, é preciso ficar atento para não esquecer de providenciar algum dos documentos para cruzeiro.

Para isso, o ideal é se planejar com antecedência e organização – tanto para arrumar os pertences nas malas quanto para preparar a bagagem de mão com a documentação exigida. Porém, os papéis necessários para o embarque dependem do destino de cada cruzeiro e podem sofrer variações de acordo com o lugar escolhido.

Mariner of the seas - Mini cruzeiros

Apesar disso, independentemente de ser uma viagem nacional ou internacional, alguns documentos são obrigatórios. Confira, a seguir, os documentos para cruzeiro e aproveite a experiência da melhor forma possível.

Passaporte

Para embarque em cruzeiros internacionais, o passaporte é um documento fundamental. Se o roteiro passar pelos países do Mercosul, o título deve ser apresentado junto com o RG. Já para as demais rotas internacionais, o passaporte é o documento de identificação exigido.

O documento deve estar em bom estado de conservação, além de ter validade mínima de seis meses ou prazo legal exigido pelo país de destino — nesse caso, prevalece o maior período.

Visto

Visto Americano

O visto é obrigatório no embarque e desembarque em países como Estados Unidos e Canadá. A obtenção e porte dos vistos de entrada são de responsabilidade dos hóspedes, portanto, é preciso providenciá-los com antecedência. Em caso de dúvidas, é recomendado consultar a agência de viagens ou os Consulados.

É importante lembrar que os passageiros que não apresentarem a documentação adequada podem ser impedidos de embarcar no navio, além de estarem sujeitos a multas ou terem a entrada proibida em determinado país.

Carteira de vacinação

Para uma viagem tranquila e segura, os passageiros devem apresentar boas condições físicas e mentais. A OMS (Organização Mundial de Saúde) e os Centros de Controle e Prevenção de Saúde fornecem orientações importantes sobre as vacinas requisitadas em cada país — em alguns casos, as imunizações são recomendadas, já em outros, são exigidas.

Já a apresentação da carteira de vacinação é obrigatória no embarque e reentrada nos Estados Unidos e em alguns outros países. Para obter mais informações, os passageiros devem consultar os Consulados ou sua agência de viagens. Não deixe de verificar as condições para adultos e crianças.

Certidão de nascimento

Os menores de 18 anos devem ter atenção redobrada no momento de providenciar os documentos para embarcar em um cruzeiro internacional.

Para os destinos internacionais, o passaporte é obrigatório. No momento do embarque, ele deverá apresentar a Certidão de Nascimento ou o RG original junto ao passaporte de modelo azul para comprovar a sua descendência.

Documentos para menores de idade desacompanhados

No caso do menor que estiver viajando desacompanhado de ambos os pais ou responsável, além de todos os documentos citados acima, deverá ser providenciada autorização para viagem e hospedagem a bordo do navio por escrito do pai e/ou da mãe com firma reconhecida em cartório e em duas vias. O modelo da autorização pode ser obtido no site da Polícia Federal.

Se o menor estiver viajando com apenas um dos responsáveis, será preciso providenciar a autorização do outro genitor. Nessa condição, o documento também deverá ser reconhecido em cartório e em duas vias. Em caso de falecimento de um dos genitores, o atestado de óbito original deve ser apresentado.

Informações importantes

É importante lembrar que o passageiro é o único responsável pela obtenção dos documentos adequados e válidos para a viagem, como passaportes, certidões e vistos. As restrições de deslocamento para cada país de destino podem sofrer variações de acordo com a cidadania do viajante.

Nenhum passageiro poderá embarcar no navio sem portar a devida documentação, assim como as empresas de turismo não realizam reembolso dos valores aos hóspedes que forem impedidos de viajar por falta de documentos.

Portanto, não se esqueça de entrar em contato com a companhia para confirmar as certidões, impressos e registros necessários para embarcar no navio e entrar nos países em que o cruzeiro realizará escalas. Além disso, não deixe de conferir todas as solicitações antes de sair para a viagem.

Em todos os países do mundo existem lugares turísticos incríveis para serem explorados — e realizar esse passeio a bordo de um moderno e luxuoso navio é a melhor forma de aproveitar a experiência com tranquilidade, segurança e muito conforto, tanto para você, quanto para sua família.

E para garantir uma estadia ainda mais despreocupada, é fundamental providenciar e transportar toda a documentação necessária, afinal, sem ela não será possível curtir dias divertidos e inesquecíveis pelos sete mares. Para outras dúvidas na hora de embarcar com a Royal Caribbean, confira este link ou entre em contato conosco.

Rating: 5.0/5. From 2 votes.
Please wait...

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder mariza Cunha Mendes fevereiro 15, 2019 at 2:00 am

    Viajei 3 vezes e amei!!!!!

    No votes yet.
    Please wait...
    • Royal Caribbean
      Responder Royal Caribbean fevereiro 20, 2019 at 1:41 pm

      Oi, Mariza!
      Esperamos que você tenha ainda muitas viagens a bordo dos nossos navios!

      Obrigada por escolher a Royal Caribbean! 🙂

      No votes yet.
      Please wait...

    Deixe um comentário

    Scroll Up