Família, Viagem

Saiba como se preparar para fazer um cruzeiro internacional!

outubro 1, 2018
Saiba como se preparar para fazer um cruzeiro internacional!
Tempo de leitura 6 min



Viajar sempre traz novas experiências, e quando se tem a oportunidade de experimentar um novo modo é melhor ainda. Afinal, quem nunca se imaginou navegando pelo oceano e descobrindo novos destinos? É um verdadeiro sonho!

Mas ele pode se tornar realidade, antes mesmo do que você imagina. Quer saber como? Então acompanhe este texto e saiba como se preparar para fazer um cruzeiro internacional e vivenciar momentos incríveis!

Cuidados necessários para uma viagem internacional de cruzeiro

Saiba como se preparar para fazer um cruzeiro internacional

Se esta for a sua primeira experiência a bordo, um dos primeiros passos que você deve dar é o planejamento. É importante pensar no destino, na quantidade de dias navegando e na preparação da mala, mas você também deve conhecer como funciona a logística de um cruzeiro e adotar alguns cuidados para evitar imprevistos.

Imagine se você viaja até o país de embarque e não consegue embarcar no navio por não ter o documento exigido por um dos lugares a ser visitados, como o visto ou o comprovante de alguma vacina? Isso seria frustrante, não é mesmo? Portanto, fique atento a todos os detalhes para que a sua viagem seja especial e memorável, com ótimas recordações.

Preocupações e informações importantes de como se preparar para fazer um cruzeiro internacional

Preocupações e informações importantes de como se preparar para fazer um cruzeiro internacional

Tenha cuidado para não levar itens que não são permitidos a bordo. Caso tenha alguma dúvida específica, pergunte ao seu consultor de cruzeiro. Lembre-se: medicamentos, documentos e itens de valor devem ser levados na bagagem de mão e nunca devem ser despachados para a cabine.

Esse cuidado é importante porque, ao chegar nos terminais, os hóspedes devem despachar as malas para as cabines e em seguida ir para o check-in, ou seja, esses documentos devem estar em mãos. Mas é muito comum encontrar hóspedes que colocam seus passaportes na bagagem despachada e ficam por longas horas no terminal, à espera do retorno das malas para conseguir apresentar a documentação necessária.

Checklist de como se preparar para fazer um cruzeiro internacional: veja fatores que merecem atenção

Checklist de como se preparar para fazer um cruzeiro internacional

Veja o que você não pode esquecer ao se preparar para um cruzeiro internacional!

Passaporte

O primeiro documento que deve ser providenciado em uma viagem internacional é o passaporte. Quem ainda não tem, deve dar entrada no documento no site da Polícia Federal, e quem já tem deve observar se é necessário renová-lo: o período mínimo exigido são 6 meses de validade. Com a certeza de que está tudo certo com o passaporte, é hora de seguir com os demais itens necessários para a viagem.

Visto

Cada país tem as suas regras de exigência de vistos, é importante conhecê-las antes de definir o destino. Portanto, caso seja necessário, providencie o documento com antecedência.

Você também pode se informar com o seu consultor de cruzeiro sobre as condições para a entrada no país desejado. Depois de solicitar os documentos, fique atento e consulte o consulado para garantir que você terá toda a documentação necessária para o embarque no trecho aéreo e marítimo.

Vacinas

Outra medida importante é ter as vacinas em dia. Assim como acontece com os vistos, cada país tem suas exigências. Informe-se sobre o destino escolhido no portal da Anvisa. Normalmente, os países exigem, pelo menos, a vacina da febre amarela.

Tipos de roupas

Como os cruzeiros geralmente acontecem no período de férias, a estação da viagem é o verão. Portanto, o uso de roupas leves é muito comum. Entretanto, durante as refeições, as camisetas regatas e os calçados abertos não são permitidos. Já o período da noite conta com um código de vestimenta, em que os hóspedes devem usar o traje smart casual (esporte fino), casual (esporte) ou formal.

Se o itinerário do navio passar por países frios, como o Alaska, leve calçados confortáveis, agasalhos e roupas de segunda pele para um melhor conforto térmico. E não esqueça do protetor solar durante o dia, seu uso é indispensável!

Moeda estrangeira

Em um cruzeiro internacional você deve ter um cuidado redobrado quanto à moeda estrangeira. Isso porque dentro do navio são utilizados apenas dólares americanos e não há circulação de valores em espécie (dinheiro). Ou seja, mesmo que você esteja em um navio na Europa, as despesas de bordo serão em USD.

Entretanto, é importante levar um pouco de dinheiro em espécie na moeda local do país que você vai visitar. Tenha em mente que existem cotações diferentes para compra e para venda, portanto faça pesquisas e acompanhe o câmbio antes de viajar. Também é importante planejar o quanto pretende gastar, deixando uma margem de reserva para eventualidades.

O que não levar

Alguns objetos não são permitidos e existem outros proibidos de serem transportados em uma viagem de cruzeiro. Itens como secador de cabelos e produtos alimentícios, por exemplo, não são necessários pois o navio já disponibiliza para o uso do hóspede.

Além disso, o secador de cabelo e o ferro de passar são proibidos para garantir a sua segurança. A rede elétrica dos navios não é dimensionada para receber a sobrecarga desses equipamentos e seu uso pode ocasionar aquecimento na fiação expondo todos a um incêndio. Por isso, o navio oferece serviços de lavanderia (que podem ser contratados), para passar as roupas e também disponibiliza secadores de cabelos em todas as cabines.

Embarque e desembarque

Embarque e desembarque

Cada navio tem seu horário de check-in, que varia de acordo com o itinerário. Esses horários são informados no Guia de Cruzeiro (E-Doc), mais conhecido como “Voucher”. Tenha em mente que o check-in fecha 90 minutos (uma hora e meia) antes do horário de partida do navio.

Já para o check-out, você deve ficar atendo às informações transmitidas à bordo no dia anterior ao desembarque. No procedimento padrão, os hóspedes recebem etiquetas para colocar nas malas que serão deixadas no corredor, para serem coletadas pelas equipes de bordo e despachadas para terra. Dessa forma, assim que os hóspedes chegarem ao terminal, facilmente vão identificar e encontrar as suas bagagens.

Agora que você já sabe como se preparar para fazer um cruzeiro internacional, conheça as opções disponíveis e escolha uma que agrade o seu estilo de viagem. Com preparação, planejamento e disposição para vivenciar algo novo, você terá uma viagem tranquila e proveitosa, explorando diferentes destinos além-mar.

Gostou do texto sobre como se preparar para fazer um cruzeiro internacional? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais informações para realizar a sua viagem de cruzeiro!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up