Navios

Segurança a bordo de um cruzeiro: 4 coisas que você precisa saber

junho 21, 2018
Segurança a bordo de um cruzeiro: 4 coisas que você precisa saber
Tempo de leitura 6 min

Você por acaso tem muita vontade de viajar pelo mar, mas morre de medo? Ou pior: não conhece nenhum dos procedimentos de segurança a bordo de um cruzeiro e, por isso, tende a achar que algo de muito errado acontecerá em sua viagem?

Não precisa ter vergonha. Sejamos sinceros: nessas horas, alguns filmes de navios não ajuda nenhum pouco, né? Mas olha, não se preocupe, é para isso que estamos aqui. Saiba que os cruzeiros são um dos transportes mais seguros do mundo. Hoje vamos mostrar a você como eles conseguem deixar todos os seus passageiros protegidos, tranquilos e informados.

Acredite: acidentes de navio, de acordo com a Associação Internacional de Cruzeiros (Clia), são MUITO raros. Para se ter ideia, as chances de sofrer um imprevisto fatal com um meio de transporte como esse é de 1 em 402.000.

Assim que você embarca, um dos primeiros assuntos a serem tratados tem relação direta com os procedimentos de segurança a bordo de um cruzeiro.

Ou seja: além de estar cercado por profissionais que sabem o que estão fazendo para protegerem a todos, você também saberá exatamente como proceder em uma situação de perigo. Mesmo sabendo que a probabilidade de um infortúnio desses acontecer é muito baixa.

Ok, ainda não te convencemos a largar tudo o que está fazendo e comprar uma passagem para aquele cruzeiro que toda a sua família já fez, menos você? Sem problemas: pegue um café, aprochegue-se um pouco mais e, até o final desse post, você estará plenamente convencido de que essa viagem é super segura e agradável.

Aí vão os principais procedimentos de segurança fornecidos nos cruzeiros que você precisa saber:

1. Palestras sobre segurança a bordo de um cruzeiro

A primeira coisa que você deve ter em mente é que todas as companhias marítimas são obrigadas a fornecer informações e procedimentos de segurança nas primeiras 24 horas de viagem. Isso os filmes de Hollywood não mostram, né? Mas ok, vamos parar de pegar no pé desse filme e começar a respeitar a liberdade poética do diretor.

Os passageiros, por sua vez, são instruídos a comparecer a palestras e simulações passadas, normalmente, em pelo menos três idiomas diferentes. Nelas, costumam ser exibidos vídeos e dicas de segurança para que sua viagem seja confortável e, também, para que você se sinta seguro durante todo o trajeto. Inclusive em situações emergenciais (que são extremamente improváveis, mas não vamos dar sorte ao azar).

Você recebe, também, um mapa do navio com todas as localizações das cabines, áreas de convivência, salas de controle e saídas de emergência. Essas informações costumam ficar nas portas das cabines, do lado de dentro. Contudo, em alguns cruzeiros, você pode encontrá-las em outros pontos estratégicos do transporte.

2. Orientações com relação ao uso de coletes salva-vidas

Pode ficar tranquilo: assim como você recebe instruções em aviões de como afivelar os cintos, colocar as máscaras de oxigênio e encontrar as saídas de emergência; No cruzeiro você aprenderá, dentre outras coisas, a vestir o colete salva-vidas.

Inclusive, por meio das simulações de emergência (as quais falaremos mais no próximo tópico).

Você aprenderá o caminho que deve ser feito para chegar às estações de segurança em situações de perigo, o que vai reduzir e organizar bastante o tráfego de pessoas nos corredores.

Com isso, você chegará aos locais de reunião mais rápido e, lá, os membros da tripulação darão os coletes, passarão as instruções necessárias e, quando apropriado, farão a contagem de passageiros a bordo. Assim, pode ter certeza de que ninguém esquecerá de você, ok?

Aliás, uma dica: se você tiver medo de não escutar os avisos de emergência enquanto dorme, pode ficar tranquilo. Os responsáveis pela segurança do cruzeiro vão de porta em porta até terem conferido todas as cabines.

3. Simulações de emergência

Normalmente, os procedimentos de segurança a bordo de um cruzeiro são realizados no primeiro dia (de preferência nas primeiras horas). Todos os hóspedes são convocados (sim, é obrigatório) a realizarem um treinamento que consiste, basicamente, em simular emergências, apresentar quais são as rotas de segurança e passar a localização de acessórios de sobrevivência como kits de primeiros socorros e coletes salva-vidas.

Ok, você pode até pensar: “nossa, mas vou deixar de passar algumas horas na piscina para participar de uma atividade chata como essa?”. Bem, sim. Porém, lembre-se: elas são feitas pensando principalmente em você e seu bem-estar. Afinal, esses tipos de simulações servem para que todos os passageiros se sintam familiarizados com o navio. Assim todos saberão como proceder e para onde ir caso haja alguma eventualidade ou emergência.

4. Tripulação capacitada

Além dos passageiros, os tripulantes também participam de exercícios de segurança e simulações de emergências em grupo com frequência semanal. Assim, eles saberão guiar todos os passageiros de forma calma, treinada e objetiva. Principalmente durante os procedimentos de evacuação do navio.

Eles têm a obrigação, também, de saber onde estão localizados todos os meios de fuga como as boias e botes salva-vidas e instruir os passageiros de forma organizada e eficiente.

Os transportes alternativos são posicionados de forma estratégica e segura, certificando-se de abrigar a todos os presentes no cruzeiro. Além disso, existe uma parcela destinada a casos de emergência (caso haja a danificação de algum deles, por exemplo).

Ou seja? A última coisa que você estará nessa viagem é desamparado, pode ficar tranquilo!

Viu como não há mistério em uma viagem como essa? A segurança a bordo de um cruzeiro, qualquer que ele seja, é fiscalizada e regularizada para que sua proteção.

Além disso, é importante saber que os acidentes são extremamente raros, porém, é preciso ter calma e prestar bastante atenção.

Assim, você se sentirá mais tranquilo, seguro e menos cismado durante o seu passeio e poderá aproveitar todas as atividades e diversões que ele tem a oferecer.

Gostou das informações que passamos sobre esse assunto? Está mais tranquilo e convencido e fazer um cruzeiro delicioso nas férias? Que tal curtir nossa página no Facebook e ficar ainda mais por dentro de todas as nossas novidades sobre esse tipo de viagem?

Rating: 4.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Solange Bento setembro 20, 2018 at 11:04 am

    Viajei ano passado,foi maravilhoso tudo perfeito.
    Não vejo a hora de fazer outra viagem,tinha muito medo, mas, descobri que é de total segurança,nem fim se pudesse viajaria todos os anos.

    No votes yet.
    Please wait...
  • Deixe um comentário

    Scroll Up