Família, Viagem

5 dicas para quem vai fazer uma viagem de cruzeiro pela primeira vez

março 11, 2019
Tempo de leitura 6 min

Vai fazer uma viagem de cruzeiro? Embora essa seja uma modalidade muito popular entre os viajantes, é comum aqueles que estão se aventurando pela primeira vez terem dúvidas sobre o funcionamento, na prática, dessa experiência tão especial.

Pensando nisso, a Royal Caribbean listou com exclusividade as principais dicas do que deve ser feito para que você possa aproveitar ao máximo a sua primeira viagem de cruzeiro. Continue a leitura e confira!

1. Escolha dos roteiros e pacotes

O primeiro passo para realizar uma viagem de cruzeiro é escolher os roteiros e pacotes que você vai contratar. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa das melhores opções, levando alguns itens fundamentais em consideração.

O itinerário do navio pode ser um ponto definidor para a sua escolha. Qual é o seu ponto de partida? Quais destinos você quer conhecer? A rota dos cruzeiros, assim como o número de dias a bordo, pode ser muito variada, e o ideal é que você decida de acordo com seu gosto pessoal e objetivos da viagem.

Após escolher o destino da sua viagem, você vai perceber que existem diversas opções de navios para o seu cruzeiro. Isso porque cada um deles apresenta características e atrações diferentes para os seus hóspedes. As cabines, por exemplo, podem ser de variados tamanhos e estilos. Faça uma pesquisa e encontre a que melhor se encaixe nas suas possibilidades e desejos.

Na hora de comprar o seu pacote ideal, é possível realizar a transação diretamente pela internet, no site da Royal Caribbean, em páginas de viagem, ou em uma loja física especializada em turismo. Certifique-se sobre todos os detalhes do serviço contratado e guarde sempre os comprovantes e documentos solicitados.

2. Documentos básicos necessários

Documentos para viagem de cruzeiro

E por falar em documentos, existe uma pequena lista de documentações básicas para a viagem de cruzeiro. É preciso estar atento às exigências legais e, sempre que necessário, consultar a empresa contratada sobre o assunto. Confira abaixo o que não pode esquecer de levar.

Documento de identificação

Assim como em qualquer viagem, é essencial estar sempre com os seus documentos de identificação. No caso dos cruzeiros, documentos como carteira de motorista ou outros com foto não são válidos. É preciso portar o RG ou, em caso de roteiros internacionais, passaporte válido por, pelo menos, 6 meses após a viagem.

Vistos

Durante um cruzeiro internacional, o passageiro é responsável pela obtenção dos vistos de entrada nos países de embarque e desembarque, assim como em todos os países visitados durante o roteiro. A Royal Caribbean não se responsabilizam por essa documentação, e a falta delas pode impedir a sua viagem.

Certificado de vacinação

Alguns destinos turísticos dos cruzeiros exigem um certificado internacional de vacinação dos turistas brasileiros. Por isso, é importante verificar as determinações e providenciar a documentação comprobatória com antecedência.

Autorização para menores

Caso você esteja viajando com menores de 18 anos, é preciso ficar atento! Se o menor não estiver acompanhado do pai e da mãe, é exigida uma autorização especial de viagem. Consulte a Polícia Federal para mais esclarecimentos e providencie todos os formulários necessários

3. Itens obrigatórios para as malas

Mala para Viagem de Cruzeiro

Uma das dúvidas mais comuns de quem vai fazer uma viagem de cruzeiro pela primeira vez é sobre o que levar na mala. Embora alguns itens possam variar de acordo com o roteiro do navio, existem algumas dicas básicas que podem ajudar na maioria dos casos.As áreas externas dos navios, como piscina e hidromassagem, estão entre os atrativos mais comuns da maioria dos cruzeiros. Por isso, é importante sempre incluir na sua mala itens como roupas de banho, protetor solar, óculos de sol, chinelo e roupas leves.

Verificando a programação e demais atrações oferecidas no seu cruzeiro, também é possível descobrir a necessidade de levar outras peças-chave, como roupas de gala, trajes para festa do branco, baladas ou itens fitness para a prática de atividades físicas, caso você tenha interesse em malhar em alto-mar.

É importante considerar também os destinos por onde o navio vai passar. Os portos visitados têm um estilo mais praiano, descolado ou formal? Monte looks de acordo com as paradas a serem realizadas e as atividades extras que você pretende realizar. Outra boa dica é sempre incluir um casaco na sua mala.

Diferentemente das viagens de avião, um cruzeiro, em geral, não tem um limite de bagagem exato. Entretanto, é preciso ficar atento com os volumes estipulados pelas companhias aéreas, já que você pode precisar se deslocar de avião para embarcar no navio. Alimentos e bebidas adquiridos fora do navio também não costumam ser aceitos no embarque. Mas é sempre indicado confirmar todos esses detalhes antes da viagem com a companhia contratada.

4. Procedimentos para check-in

Chegar com antecedência ao porto para uma viagem de cruzeiro

Uma dica de ouro para a sua primeira viagem de cruzeiro é ficar atento ao horário e documentações exigidas para o check-in. No dia da viagem, os hóspedes são recebidos no terminal de embarque, e o procedimento é sempre realizado no balcão da Royal Caribbean, antes da entrada no navio.

No seu voucher de viagem verifique o horário limite para o check-in. Para evitar filas desnecessárias ou, até mesmo, perder a entrada no navio, o ideal é chegar ao porto com, em média, 4 horas de antecedência do horário previsto para a saída do cruzeiro.

5. Informações adicionais

Sobre os gastos extras no navio, é preciso verificar no pacote contratado quais itens estão inclusos no valor da viagem. Caso você opte por comprar algo por fora, o mais recomendado é usar um cartão de crédito internacional, que será registrado logo após o seu embarque.

Se você não tiver um cartão internacional para levar na viagem, os gastos extras deverão ser pagos em dinheiro e sempre na moeda vigente no cruzeiro. Na maioria dos casos, dólar ou euro.

Para aproveitar ao máximo a sua experiência em um cruzeiro, é importante ficar atento aos horários das escalas nos portos. Ao atracar nos locais programados, você pode aproveitar os destinos da forma que preferir, mas os navios são bem rígidos com o momento de embarque. Por isso, não se atrase!

Embora seguir as nossas dicas possa ajudar bastante na parte burocrática da sua viagem, o mais importante é curtir cada segundo das experiências vividas, entendendo que essa é uma oportunidade única para se divertir em boas companhias e com um serviço de excelência!

Ainda tem dúvidas sobre viagem de cruzeiro? Deixe um comentário no post contando para a gente!

Rating: 4.0/5. From 3 votes.
Please wait...

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Responder Maria Franco da Luz março 15, 2019 at 12:06 am

    Já fiz um cruzeiro com a Royal Caribe amei fui a Montevideo Argentina não lembro a outra cidade, pretendo fazer outro ano que vem .

    No votes yet.
    Please wait...
    • Royal Caribbean
      Responder Royal Caribbean março 18, 2019 at 5:44 pm

      Oi, Maria!

      Que delícia ler isso! Para você já planejar o próximo cruzeiro, confira neste link como organizar esta viagem.

      Agradecemos por escolher a Royal! 🙂

      No votes yet.
      Please wait...
  • Responder Vera março 23, 2019 at 7:01 pm

    Que pena que a Royal não atua mais no Brasil. Fiz meu primeiro cruzeiro com ela e amei. Volta Royal Caribbean por favor

    Rating: 5.0/5. From 1 vote.
    Please wait...
  • Deixe um comentário

    Scroll Up