Viagem

5 dicas de como se organizar para fazer uma viagem internacional

maio 29, 2018
5 dicas de como se organizar para fazer uma viagem internacional
Tempo de leitura 6 min

Fazer uma viagem internacional é conhecer um novo mundo, com novos idiomas, climas e culturas. Por isso, os preparativos começam bem cedo. É preciso providenciar ou renovar o passaporte — se necessário tirar o visto —, tomar as vacinas exigidas pelo destino, praticar o idioma e cumprir outras etapas de uma viagem comum: compra de passagem, definição de roteiro, reserva de hotel e passeios.

Mas não se preocupe! Neste post, reunimos várias dicas de viagens internacionais para guiar o seu planejamento e organização. Acompanhe!

1. Reúna a documentação necessária

As etapas burocráticas sempre vêm primeiro. Para começar, saiba que o documento mais importante de uma viagem internacional é o passaporte. Em alguns países da América do Sul é permitido viajar apenas com o documento de identidade, mas isso não significa que você não precisa do passaporte (ele pode ajudar em diversas situações).

Se você ainda não possui um, providencie. Todas as informações estão disponíveis no site da Polícia Federal, inclusive o agendamento de atendimento. Na página você encontra desde dúvidas frequentes até a documentação necessária para cada caso.

O tempo para pagamento da taxa, atendimento, confecção e entrega do documento demora cerca de 1 mês, portanto, programe-se com antecedência para não perder o prazo da viagem.

Em viagens internacionais, você também pode precisar do visto para entrar no país de destino e para os países em trânsito. Consulte a tabela com os tipos de vistos para cidadãos brasileiros e veja se há necessidade para a sua viagem. Se sim, procure o consulado para obter mais informações.

2. Vacine-se e contrate um seguro saúde

Viajar saudável é a melhor escolha a fazer, tanto para você quanto para o destino. O primeiro cuidado que você precisa ter é a contratação de um seguro saúde para se proteger e ter uma viagem internacional mais tranquila. Inclusive, ele é exigido em alguns países.

Mesmo que a sua saúde esteja garantida, talvez seja necessário tomar uma vacina. Para saber se o seu destino pede alguma específica, consulte o portal da Anvisa. Se a resposta for sim, solicite a vacina e leve o comprovante ou cartão de vacinação junto com os seus documentos para apresentar às autoridades responsáveis.

3. Prepare a bagagem

A mala é uma das coisas mais importantes da viagem porque será praticamente a sua casa enquanto estiver fora. Além das roupas e calçados, abrigará suas compras e objetos pessoais. Utilize bem o espaço interno e faça uma lista do que é indispensável. Em seguida, procure checar item por item antes de fechar a mala.

É importante saber qual a franquia da bagagem, a estação, clima e temperatura do destino, além de pensar no que pretende adquirir durante a viagem. Com planejamento, você consegue levar tudo o que é necessário e reservar espaço para guardar as tão sonhadas compras e lembrancinhas.

4. Compre a passagem

Esse é um dos momentos mais esperados por quem viaja para o exterior. É a confirmação de que o passeio vai acontecer e o momento em que começamos a fazer planos para aproveitar o destino. Nessa etapa, você vai precisar de muita pesquisa para escolher a melhor opção de viagem.

Para o meio aéreo, fique atento a sites como Skyscanner e Google Flights, que simulam os preços de acordo com as datas escolhidas, criam alertas e trazem filtros para melhorar a sua busca. Compare o valor da passagem em dinheiro e em milhas para escolher a opção mais vantajosa. Também tenha outras datas como plano B e C para eventualidades.

Para o meio terrestre, consulte as linhas de ônibus e trens que fazem o trajeto desejado. Se quiser um passeio mais confortável e rápido, dê preferência à categoria executiva, pois tem menos paradas. Caso faça uma viagem noturna, opte pela categoria leito. Algumas empresas já oferecem wi-fi para tornar o trajeto mais agradável.

Por via marítima você não terá muitas preocupações. Basta acessar nosso site e escolher o destino. São tantas opções de entretenimento que você vai contar os dias para viver essa experiência. Sem falar que em um cruzeiro você tem o transporte e a hospedagem por um único valor. Alem do conforto e as experiências no navio, a viagem internacional será só alegria!

Mas procure as passagens com antecedência — pelo menos 45 dias antes da partida para encontrar preços mais acessíveis. Pagando à vista você vai economizar bastante. Se usar o cartão, prefira um número menor de parcelas e calcule o tempo para quitar todas as pendências antes de partir para o destino escolhido. Assim, seu orçamento será positivo e você vai aproveitar melhor a viagem.

5. Informe-se sobre o câmbio

Essa é uma das mais importantes dicas de viagens internacionais. Afinal, quem pretende ir para o exterior precisa adquirir a moeda local, e isso acontece por meio do câmbio. Não se trata de uma troca, e sim de uma venda e compra.

Existem cotações diferentes para as duas situações, por isso, pesquise e acompanhe o câmbio antes de viajar. Paralelo a isso, planeje o quanto pretende gastar, sempre com uma margem de reserva para eventualidades. Quando encontrar a melhor oportunidade, adquira a moeda local do país que pretende visitar.

Bônus viagem internacional: monte o seu roteiro

Essa é parte mais animada do planejamento: decidir quais lugares visitar e organizar as atrações de acordo com os dias e deslocamentos. Há quem prefira contratar uma empresa para isso, mas a viagem torna-se muito mais agradável quando você participa 100% dessas decisões. Para isso, anote algumas dicas:

  • calcule seus gastos e tempo disponível;
  • conheça aplicativos e sites de viagens;
  • informe-se com quem visitou os locais;
  • defina a melhor época para cada atração;
  • valorize o seu bem-estar.

Faça uma lista com os pontos turísticos que deseja conhecer e anote as informações que encontrar sobre eles. Veja fotos e vídeos para saber se é exatamente algo que vai gostar. Busque algo incrível e inesquecível. Pense em cada detalhe, mas deixe alguns dias livres para o descanso e atividades extras.

Montar o roteiro do jeito que você gosta pode ser uma aventura. Vivenciar o que foi planejado, então, é recompensador. Seguindo as nossas dicas de viagens internacionais, você terá ótimas experiências já pensando na próxima trip.

Gostou do post? Já sabe qual país é o destino perfeito? Podemos ajudar a realizar seus próximos passeios. Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e descubra lugares incríveis, com programações inesquecíveis para a sua viagem! Estamos presentes no Facebook Instagram com imagens de diferentes países e informações valiosas sobre turismo! Aproveite!

 

No votes yet.
Please wait...

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up